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Cronograma capilar: o que é, como fazer

Olá menin@s lind@s, tudo bem com vcs?

Hoje vou falar sobre algo que salvou meu cabelo desde que comecei com a transição capilar: o cronograma capilar.

Meu cabelo estava extremamente debilitado, ou seja, áspero, quebradiço, com queda, ressecado, sem brilho e perdendo massa (sério mesmo!!!, imagina meu desespero a cada lavagem!!!), as pesquisas do que fazer me levaram a descobrir o cronograma capilar, que comecei imediatamente junto com a transição.

O cronograma, como o próprio nome diz, nada mais é do que uma rotina organizada de cuidados a ser seguida, essa rotina vai ajudar a recuperar os nutrientes que são perdidos naturalmente no dia a dia e a dar aquela força extra que seu cabelo está precisando. O cronograma é dividido em três etapas a serem feitas semanalmente: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

 É claro que cada cabelo tem suas características e dependendo do seu tipo de fio, ele precisará mais de uma das etapas do que de outra, você também precisa levar em consideração o que já sabe sobre seu cabelo, por exemplo, se ele reage bem ou não a determinado componente da etapa, para poder substituí-lo por outro similar.

Antes de se jogar no cronograma responda algumas perguntas:

Do que seu cabelo mais precisa?

Cabelos ressecados e  com frizz precisam de hidratação.

Cabelos ásperos e quebradiços precisam de nutrição.

Cabelos com perda de massa (ficando mais finos), com queda e pontas duplas precisam de reconstrução.

No que consiste cada etapa?

HIDRATAÇÃO: é a reposição de água nos fios. Fatores como sol, uso de secador, chapinha e as químicas afetam a hidratação dos cabelos, para recuperar a umidade deve-se utilizar máscaras que contenham em sua fórmula ingredientes como a glicerina, o D pantenol (pró vitamina B5), extratos de flores e frutas e vitaminas. Essa etapa deixa os cabelos sedosos e com brilho.

NUTRIÇÃO: é a reposição de óleo nos fios, ajudando a manter (segurar) sua umidade natural. Devem-se utilizar produtos a base de manteigas e óleos vegetais (e não minerais), por exemplo, os óleos de coco, de oliva, argan, amêndoas, e as manteigas de karité, abacate, tutano. A nutrição tem como alguns de seus resultados o brilho e a definição dos fios.

Você já deve ter ouvido falar de umectação capilar, ela consiste na aplicação direta de um determinado óleo (oliva, coco, argan, etc.) nos fios (ao invés de uma máscara que contém o óleo), aliado à massagem capilar. É super indicado e você pode fazer no dia do seu cronograma dedicado à nutrição.

RECONSTRUÇÃO: é a reposição de proteínas que dão corpo e força aos fios. Deve-se utilizar produtos à base de queratina (você pode também aplicar queratina líquida direto nos fios), colágeno, proteínas hidrolisadas de trigo, milho etc. Importante saber que essa etapa não pode ser feita mais de duas vezes por mês, pois pode deixar os fios rígidos. Para quem não está com os cabelos muito frágeis ela pode ser feita uma vez por mês.

Como montar o cronograma?

É só dividir cada uma das etapas nos dias da semana, respeitando um intervalo de 48 horas entre elas.

Mesmo se seu cabelo não estiver com problemas você pode criar um cronograma para ele, mas será um cronograma com menos reconstruções, aqui eu vou postar o cronograma para cabelos debilitados que é o que eu faço. Veja:

meucronograma

Você pode alternar para os dias que mais se adequem à sua rotina e não se esqueça de sempre massagear os cabelos em cada etapa.

Pronto! Veja que com apenas três produtos você pode criar um cronograma que certamente melhorará a saúde dos seus fios, basta você ficar de olho na fórmula quando for comprar, para não errar na escolha. Também é preciso ter paciência e disciplina para seguir o cronograma por um tempo, se você conseguir não se arrependerá dos resultados.

Espero que gostem.

Bjinhos e se cuidem!

😉

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5 thoughts on “Cronograma capilar: o que é, como fazer”

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